A Capitania do Porto do Funchal emitiu hoje avisos de mau tempo, recomendando a todas as embarcações que regressem aos portos de abrigo. Porto Santo está sem ligações marítimas desde domingo.
De acordo com a informação divulgada, está em vigor um «aviso de sinal 6 (mau tempo), com vento que vai soprar com força 7», entre os 51 e os 62 quilómetros por hora.
«Recomenda-se a todas as embarcações que regressem aos portos de abrigo e os seus tripulantes ou proprietários se mantenham vigilantes», alerta a Capitania do Funchal.
Devido ao mau tempo, o navio "Lobo Marinho" cancelou pelo quinto dia consecutivo as ligações entre as ilhas da Madeira e Porto Santo. O estado do mar no arquipélago também afetou o movimento no Porto do Funchal, tendo quatro navios de cruzeiro rumado a outros pontos.
O arquipélago está, desde o passado fim de semana, sob condições atmosféricas adversas, tendo vigorado no domingo um alerta vermelho que provocou quedas de árvores, algumas estradas fechadas e condicionou o movimento no aeroporto da ilha.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje 12 distritos de Portugal continental e a Madeira sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido ao vento, chuva e agitação marítima.