A deputada do BE Ana Drago considerou hoje que a agência de 'rating" Standard and Poor's premiou o comportamento do Banco Central Europeu e do Governo português que «põe os credores acima da vida dos portugueses».
«A Standard and Poor's, que é uma agência de 'rating', está interessada em defender o interesse dos credores e dos investidores, vai premiar aquilo que é o comportamento do Governo e aquilo que têm sido as posições do BCE», afirmou a deputada, em declarações aos jornalistas, no Parlamento.
A agência de 'rating' Standard & Poor"s melhorou hoje a classificação de Portugal como pagador de dívidas a longo prazo, na sequência do acordo dos ministros europeus para prolongar o prazo do empréstimo para assistência financeira.
Ana Drago afirmou que o Governo português «coloca-se do lado dos credores» e prefere «pagar a dívida o mais rapidamente possível mesmo quando se percebe que isso está a destruir a vida do país, a economia, o emprego e as condições de vida».
No contexto de renegociação dos prazos da dívida, criticou, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, não quis, ao contrário do governo irlandês, um prazo de 15 anos, mostrando que «prefere colocar-se do lado dos credores».