O socialista Pedro Marques disse que «até as agências de rating percebem que mais tempo para pagar a dívida e mais tempo para a consolidação orçamental é bom para a nossa dívida pública»
O PS entende que a mudança do "outlook" da Standard&Poor's para Portugal tem a ver com o facto de se perspetivar mais tempo para o cumprimento das metas do défice e para o pagamento do empréstimo pedido pelo país.
Reagindo à decisão desta agência de notação financeira, o socialista Pedro Marques lembrou que o «rating manteve-se na mesma, o 'outlook' é que mudou».
Este deputado socialista sublinhou ainda que «foram boas para Portugal duas decisões que o Governo não pediu e não quis: a extensão dos prazos de empréstimo e a extensão do prazo para o ajustamento do défice».
«O Governo tem andado permanentemente contrariado na mudança do processo de ajustamento, mas aparentemente até as agências de rating percebem que mais tempo para pagar a dívida e mais tempo para a consolidação orçamental é bom para a nossa dívida pública», adiantou.
Para Pedro Marques, «melhorar o rating agora é regressar às políticas de crescimento e ao crescimento e é o que encontramos no que disse esta agência de rating».
«Pode ser que se o Governo não ouve os portugueses, a concertação social, o Presidente da República e os partidos, pode ser que ouça as agências de rating», concluiu.