Para o deputado Honório Novo, a Standard&Poor's, ao mudar o seu "outlook" para Portugal, não fez mais que passar o país de «lixo negativo para lixo estável».
O comunista Honório Novo entende que a Standard&Poor's, apesar de ter modificado o seu "outlook" para Portugal, não faz mais do que dizer que o país «mantém-se em lixo».
«Só que em vez de ter uma perspetiva negativa, é uma perspetiva de estabilidade», acrescentou este deputado do PCP, que diz que tudo isto é «curioso».
Este parlamentar entende que na base da decisão desta agência de rating de passar Portugal de «lixo negativo para lixo estável» está, por exemplo, o facto de «felizmente Portugal ter recapitalizado os bancos à custa do dinheiro dos contribuintes».
Outra das razões tem a ver com o facto de a «recessão ser ainda mais grave do que a que se previa e Portugal continuar a descer o seu PIB em três anos consecutivo num valor acumulado de oito por cento».
Para Honório Novo, a Standard&Poor's atendeu também ao facto de «Portugal ter disparado em todas as perspetivas de desemprego previstas por todos os observadores internacionais».