Os juros da dívida soberana de Portugal estavam hoje a descer no prazo de cinco anos para mínimos históricos de dezembro de 2010 e a subir a dois e 10 anos face a quinta-feira.
Os juros das dívidas italiana, espanhola e grega estavam a descer em todos os prazos.
Às 09:20, os juros da dívida soberana portuguesa a cinco anos estavam a negociar no mercado secundário a 4,665%, abaixo dos 4,683% do fecho de quinta-feira e um mínimo histórico desde dezembro de 2010.
A dois anos, os juros situavam-se nos 3,182%, acima dos 3,121% de quinta-feira, enquanto a dívida a 10 anos estava ser negociada a 5,961%, ligeiramente acima dos 5,931% de quinta-feira.
A agência de 'rating' Standard & Poors anunciou na quinta-feira uma melhoria da notação de Portugal como pagador de dívidas a longo prazo, na sequência do acordo dos ministros europeus para prolongar o prazo do empréstimo para assistência financeira.
Segundo um comunicado, a Standard & Poors passou a perspetiva de classificação da solvabilidade a longo prazo de Portugal de "negativa" para "estável", mantendo, no entanto, o país na categoria de "investimento especulativo" ("BB").
Esta decisão surgiu dois dias depois dos ministros das Finanças europeus terem chegado a um acordo de principio sobre o prolongamento do prazo do empréstimo de assistência financeira a Portugal e à Irlanda.