Outras modalidades

Rui Gonçalves sexto na segunda prova do Mundial de motocrosse

O português Rui Gonçalves foi hoje sexto classificado na Tailândia, na segunda prova do campeonato do Mundo de motocrosse.

Este ano o Mundial começou mais cedo do que o habitual, com duas jornadas inéditas, no Qatar e na Tailândia, tendo a organização decidido ainda, devido ao menor número de participantes, introduzir um formato específico para estas provas: depois de uma manga por classe, houve uma super-final com os melhores classificados da MX1 e MX2.

Segundo a assessoria de imprensa de Rui Gonçalves, o piloto encontra-se ainda em final de convalescença da lesão numa mão, o que limitou a sua preparação para a nova temporada, pois esteve cerca de um mês sem pode executar treinos com moto. Apesar de ainda condicionado, o transmontano teve um desempenho positivo na Tailândia, ao ser sexto na classe MX1 no cômputo das duas corridas.

Na manga de MX1, Gonçalves começou por rolar durante quatro voltas no quinto posto, depois desceu até 10.º, mas, na ponta final, recuperou duas posições, terminando as 20 voltas ao circuito de Si Racha a 55,5 segundos do vencedor, Antonio Cairoli.

Rui Gonçalves arrancou bem para a super-final, ocupando o quinto posto nas primeiras voltas. Depois, andou durante muito tempo no sétimo lugar e, na derradeira volta, subiu a sexto na geral e quinto da classe MX1, ficando desta vez a 48,8s de Cairoli, após 21 passagens à pista.

Com estes resultados, o lusitano consegue estar entre os homens da frente no campeonato, mais exatamente na sétima posição com 52 pontos, num campeonato liderado por Cairoli com 95.