Um menor e um adulto morreram «durante uma série de perseguições e confrontos entre civis armados» que ocorreram na cidade de Reynosa, norte do México, informaram fontes oficiais.
A Procuradoria-Geral de Justiça e a Secretaria de Segurança Pública do estado de Tamaulipas assinalaram num comunicado conjunto, divulgado pela agência noticiosa Efe, que o menor «recebeu um impacto de bala que lhe causou a morte, quando se deslocava com o seu pai num veículo particular».
Os incidentes ocorreram no domingo passado, por volta das 23:00 hora local (05:00 de Lisboa), quando na cidade sucederam «bloqueios de avenidas em diversos setores», protagonizados por grupos armados, presumivelmente provenientes do crime organizado.
Num dos tiroteios, os disparos atingiram o menor, que se encontrava na avenida Hidalgo com o seu pai, que também «ficou com ferimentos no pescoço» devido a outra bala.
«O seu estado de saúde foi dado como estável pelos médicos que o socorreram», precisaram as autoridades, numa nota informativa.
Minutos mais tarde, a polícia encontrou sem vida o taxista José Luis Vargas Hernández, de 37 anos, cujo cadáver estava dentro do seu automóvel, numa avenida em direção a Matamoros.
A vítima apresentava um impacto de bala no pescoço, de um projétil que atravessou o para-brisas do táxi que conduzia, acrescentaram as autoridades de Tamaulipas.
Foram detidas sete pessoas relacionadas com estes incidentes e confiscados 22 veículos, que ficaram na alçada da delegação da Procuradoria-Geral da República.