Vida

Berlim: Governo diz que Estado vai apoiar portugueses esfaqueados

O secretário de Estado das Comunidades diz que o Estado vai apoiar os portugueses que foram esfaqueados na Alemanha caso eles queiram regressar a Portugal e não tenham meios para o fazer.

Dos sete portugueses atacados, na sexta-feira, nos arredores de Berlim, quatro estão ainda internados. Na segunda-feira um destes portugueses denunciava na TSF que ainda não tinham tido o apoio da embaixada, mas José Cesário assegura que já foram todos visitados por elementos da embaixada.

Quanto aos motivos para o ataque a estes portugueses que trabalham na construção civil a polícia de Berlim não descarta a possibilidade de questões raciais, mas admite que a possiblidade mais forte terá a ver com questões laborais. José Cesário diz que é preciso cautela quando se equacionam as razões deste ataque.

O secretário de Estado das Comunidades afirma também que depois deste caso vai ser preciso reforçar o alerta a todos aqueles que querem imigrar. É preciso que recolham informações e estejam seguros do local para onde vão trabalhar.