O embaixador português na Argentina descreveu o novo papa como tendo uma «imagem de uma pessoa simples, uma pessoa muito preocupada com aspetos sociais, como a pobreza».
O embaixador português na Argentina explicou que Jorge Mario Bergoglio, eleito esta quarta-feira como novo papa, é uma «figura muito popular e acarinhada» em particular em Buenos Aires.
«Tem uma imagem de uma pessoa simples, uma pessoa muito preocupada com aspetos sociais, como a pobreza», acrescentou Henrique Silveira Borges.
Em declarações à TSF, este diplomata português lembrou a ainda que a Argentina e a América do Sul é uma «área do mundo onde o catolicismo é mais forte e está a crescer», algo que não acontece na Europa.
Henrique Silveira Borges entende ainda que o povo argentino encara um papa do seu país como um «motivo de orgulho» e como um «reforço de projeção internacional do país» e «redobra as atenções sobre a Argentina».
«Não vou dizer que coloca a Argentina no centro do mundo, apesar de não estar nas margens do mundo. Não precisa de ter um papa para ser conhecida, mas com certeza que é benéfico do ponto de vista económico e reforça os fatores de conhecimento e atração que esse país tem», concluiu.