«Crulic, O Caminho Para o Além», da realizadora romena Anca Damian, venceu o Grande Prémio da 12ª edição da Monstra - Festival de Cinema de Animação de Lisboa.
Trata-se de um documentário sobre a vida de Crulic, um jovem romeno que morreu numa prisão polaca a fazer greve de fome e é um filme que cruza várias técnicas de animação, como o stopmotion, a colagem e os recortes.
[youtube:4QMr9bC4Hro]
O júri do festival atribuiu a «Kali, o Pequeno Vampiro», de Regina Pessoa, o Prémio de Melhor Curta Portuguesa, da Competição SPAutores/Vasco Granja.
[youtube:N8LQAA17D6U]
Joana Bartolomeu recebeu o Prémio do Público, na mesma categoria, com o seu mais recente filme «M».
Na competição internacional, «O Apóstolo», do espanhol Fernando Cortizo, arrecadou o Prémio do Público e Melhor Banda Sonora.
O prémio para Melhor Filme para Infância e Juventude foi atribuído a «Le Tableau» e o Prémio Especial do Júri ao filme «Aprovado Para Adopção».
O filme japonês «From Up On Poppy Hill» e «Selkirk, O Verdadeiro Robinson Crusoe», de Walter Tournier, receberam as Menções Honrosas do júri.
Na categoria de Curtíssimas, dedicada a filmes com menos de dois minutos, os vencedores foram «Corpo Body Corps Körper Corpus», de Vanessa Namora Caeiro (Competição Nacional) e «Preso no Tempo», do iraniano Naghmeh Farzaneh (Internacional).
Foram ainda atribuídas menções honrosas a «Bonnie», de Masanori Okamoto (Japão), «Eros» de Vaiana Gauthier, (França) e «Radio Cartaz», de Sam (Espanha).
A competição de Filmes de Estudantes Portugueses - Prémio FNAC foi ganha pelo filme «O Castigo», de Nelson Fernandes, e na Competição Internacional de Estudantes ganhou «Oh Sheep», de Gottfried Mentor, filme que também recebeu o Prémio do Público.
O Festival Monstra 2013 contou ainda com a primeira edição do Prémio de Apoio à Produção, cujo projeto vencedor foi «Os Prisioneiros», de Margarida Madeira.