Economia

Problema da banca cipriota já é conhecido há muito, lembra Diogo Feio

Este eurodeputado do CDS recordou que os problemas da banca cipriota são conhecidos desde a entrada de Chipre na moeda única e frisou que as «soluções aparecem sempre tarde».

O eurodeputado Diogo Feio recordou que o problema da banca cipriota é conhecido das autoridades europeias há muito tempo e espera que o Eurogrupo cumpra o Direito Comunitário.

«Desde 2008, altura em que Chipre entrou para a moeda única, que se sabe que o seu sistema financeiro é muito maior que o seu PIB e que se sabe que existem problemas reais em relação ao sistema bancário de Chipre», explicou.

Para este deputado europeu do CDS, as «soluções aparecem constantemente tarde e, sabendo que amanhã há uma reunião do Eurogrupo, espero que os dirigentes europeus tenham em atenção os princípios essenciais que vigoram na UE».

Diogo Feio espera que sejam respeitados os princípios do respeito pela propriedade privada e a necessidade de haver garantias para os depósitos bancários, «o que é essencial para que se mantenha a confiança».