Saúde

Medicamentos mais baratos a partir da próxima semana

Reuters

A partir de segunda-feira, os medicamentos de marca baixam os preços. É uma medida que está no programa assinado com a troika, para baixar os encargos do Estado com medicamentos.

O Infarmed não clarifica quanto é que os medicamentos vão baixar em termos de percentagem, mas garante que a descida média dos preços é de 4,41 euros.

A medida já foi criticada pela Apifarma, a Associação da Indústria Farmacêutica, mas o Infarmed sublinha que a revisão anual dos preços para os medicamentos de marca se revela «positiva para a diminuição da despesa dos utentes e do Serviço Nacional de Saúde (SNS)».

A estimativa de impacto é de uma poupança global de 74 milhões de euros. Esta conta divide-se em duas parcelas: o Estado poupa quase 47 milhões de euros, os utentes poupam pouco mais de 27 milhões.

O acordo com a troika prevê a redução da despesa com medicamentos em 1% do PIB. A revisão anual dos preços é uma das medidas para lá chegar. Espanha, Itália e Eslováquia são os países usados como referência para a revisão de preços.