Música

Morreu o produtor musical Phil Ramone

DR

O produtor musical Phil Ramone, de 72 anos, que durante mais de meio século trabalhou com artistas como Frank Sinatra, Ray Charles e Paul Simon, morreu hoje em Nova Iorque.

Ramone tinha dado entrada em finais de fevereiro num hospital nova-iorquino, devido a um aneurisma, e faleceu esta manhã, disse o seu filho Matt ao The Hollywoold Reporter.

Distinguido com um Grammy por 14 vezes, Ramone foi considerado "o papa da pop" e trabalhou com vedetas como Frank Sinatra, Aretha Franklin, Stevie Wonder, Paul McCartney, Ray Charles, Paul Simon e Elton John, noticia a Efe.

Nascido em 1941 na África do Sul, começou a estudar piano e violino aos três anos, e durante os primeiros tempos em Nova Iorque trabalhou como compositor e engenheiro.

Ramone produziu três discos que venceram o Grammy para o Melhor Álbum, nomeadamente, "Still Crazy After All These Years", de Paul Simon, "52nd Street", de Billy Joel, e "Genius Loves Company", de Ray Charles.

O produtor foi pioneiro da gravação digital com "52nd Street", considerado como o primeiro grande lançamento comercial e que foi editado em 1982.

Também foi produtor de música para televisão, cinema e teatro, tendo alcançado um Grammy pela composição para o musical da Broadway "Promises, Promises", e outro pela banda sonora do filme, "Flashdance".