O Benfica ficou em boa posição na luta por um lugar nas meias-finais da Liga Europa, ao bater o Newcastle por 3-1. Os ingleses, que atiraram duas bolas ao poste, estiveram em vantagem.
O Benfica deu, esta quinta-feira, um importante passo rumo às meias-finais da Liga Europa, ao derrotar em casa os ingleses do Newcastle por 3-1.
Apesar do triunfo, os encarnados entraram mal na partida, com a formação inglesa a causar calafrios ao último reduto do Benfica nos primeiros minutos.
Sem surpresa, o Newcastle colocou-se na frente quando Papiss Cissé inaugurou o marcador aos 12 minutos após um excelente passe do médio francês Moussa Sissoko.
Tudo poderia ter ficado ainda mais complicado para o Benfica quando este jogador senegalês atirou ao poste, aos 23, num lance que a bola tabelou em Garay e Artur antes de embater no "ferro" da baliza encarnada.
A resposta da formação encarnada a este lance não poderia ter sido melhor, uma vez que, aos 25 minutos, o espanhol Rodrigo restabeleceu a igualdade na recarga a um primeiro remate de Cardozo.
Até ao intervalo, os encarnados dispuseram de várias hipóteses para marcar, mas o guardião Krul conseguiu suster os remates de André Gomes e Ola John, no mesmo lance, aos 27 minutos, e depois de Rodrigo, aos 36, e de Matic, quatro minutos depois.
O Newcastle voltou a entrar melhor no segundo tempo e quase voltou a marcar, mas Cissé atirou novamente ao "ferro" da baliza encarnada dois minutos após o reinício.
Aos 65 minutos, o Benfica passou mesmo para a frente na sequência de um mau atraso de Santon, com Lima a intercetar a bola e a contornar o guardião Krul antes de atirar a bola para a baliza.
Seis minutos depois, o paraguaio Cardozo ampliou a vantagem dos encarnados de penalti a castigar uma mão na bola de Taylor, isto depois de o árbitro ter ordenado a repetição da marcação da grande penalidade.
Sob a arbitragem de Antony Gautier, de França, no Estádio da Luz, com a assistência de 44133 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Benfica: Artur, André Almeida, Luisão, Garay, Melgarejo, Matic, André Gomes (Enzo Pérez, 62), Ola John, Gaitán, Rodrigo (Lima, 61) e Cardozo (Maxi Pereira, 77).
Suplentes: Paulo Lopes, Roderick, Maxi Pereira, Aimar, Urreta, Enzo Pérez e Lima.
Newcastle: Krul, Simpson (Gosling, 83), Taylor, Yanga-Mbwia, Santon, Perch (Anita, 62), Cabaye, Marveaux (Ameobi, 81), Sissoko, Gutierrez e Cissé.
Suplentes: Elliot, Williamson, Anita,Gosling, Obertan, Ameobi e Campbell.
Ação disciplinar: cartão amarelo a Perch (20), Rodrigo (28), Enzo Perez (73) e Ameobi (87).