Em Bruxelas, apesar das reticências da ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher ao projeto europeu, Durão Barroso deixou elogios, considerando que foi «uma grande estadista».
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, recordou Margaret Thatcher que morreu hoje, como «uma grande estadista».
«Era sem dúvida uma grande estadista», disse José Manuel Durão Barroso, destacando que Thatcher foi a primeira primeira-ministra do seu país.
«Será lembrada tanto pelos seus contributos como pelas reservas que demonstrou em relação ao nosso projeto comum», sublinhou, acrescentando que a 'dama de ferro', como era conhecida, foi «uma participante circunspecta mas empenhada na União Europeia».
Durão Barroso lembrou que Thatcher assinou o Ato único Europeu e ajudou a construir o Mercado Único, para além de «ter sido uma grande apoiante do alargamento da União Europeia».
O seu legado, salientou ainda, numa declaração à imprensa, «em muito contribuiu para o Reino Unido tal como o conhecemos hoje, incluindo o seu papel particular na UE».
O presidente da Comissão Europeia apresentou as sentidas condolências ao Governo e ao povo britânicos.
A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, que esteve no poder entre 1979 e 1990, morreu hoje na sequência de um acidente vascular cerebral.