Portugal

Lisboa: Câmara vendeu 24 edifícios devolutos por 3 milhões de euros

Um total de 24 prédios devolutos, para reabilitar, rendeu à Câmara de Lisboa mais de 3 milhões de euros. António Costa acredita que é com ideias como esta que se anima a economia.

É um programa que pretende contribuir para a reabilitação urbana dos prédios devolutos e ao mesmo contornar as dificuldades do acesso ao crédito.

Ao todo foram identificados 80 imóveis municipais que a autarquia de Lisboa tem dificuldades em recuperar. A opção passa assim por vendê-los. As pessoas compram e pagam depois da reabilitação.

António Costa explicou ao início da tarde as vantagens que os compradores têm.

«Se pagarem a pronto têm 10 por cento de desconto, se optarem por só pagarem depois de reabilitar têm o benefício de não terem de desembolsar desde logo o capital inicial», adianta.

A primeira hasta pública realizou-se na sexta-feira, foram colocados 24 prédios, todos foram arrematados e por valores superiores ao inicialmente previsto

Ao todo a câmara amealhou mais de 3 milhões de euros quando as previsões apontavam para 2 milhões, a mais valia que conseguiu já tem destino.

«Vamos alocá-los integralmente à reabilitação do património muncipal que não pretendemos alienar», adianta.

O presidente da Câmara de Lisboa acredita que este programa Reabilitar primeiro paga, depois mostra que é possivel com ideias inovadoras contornar a crise.

Até ao final do ano a câmara espera vender mais 56 edificios.

Redação