Economia

Portugal e Brasil assinam memorando para agilizar exportações de fruta

Fruta Global Imagens/Diana Quintela

O objetivo é fazer chegar mais fruta portuguesa aos consumidores brasileiros. As exportações de fruta portuguesa para o Brasil atingiram os 40 ME em 2012 e já superam as do vinho.

Os governos de Portugal e do Brasil assinaram hoje, em Brasília, um memorando de entendimento para agilizar as exportações de fruta portuguesa para aquele país sul americano.

De visita oficial ao Brasil, a ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território revelou à TSF que o objetivo deste memorando é «criar uma via verde para a exportação de fruta portuguesa»

Assunção Cristas recorda que a exportação de fruta para o Brasil já tem uma expressão muito grande, com 40 milhões de euros em valor, mas ainda enfrenta barreiras não alfandegárias, burocráticas e administrativas que impedem uma maior expressão destas exportações.

Segundo a ministra, o memorando hoje assinado prevê, no prazo de 90 dias, uma reunião em Lisboa de uma comissão técnica com vista a apurar e agilizar os procedimentos, em linha com o que já aconteceu, no passado, em relação ao vinho e ao azeite.

Assunção Cristas salientou que os 40 milhões de euros das exportações portuguesas de fruta para o Brasil já superam os 29 milhões de euros de vinho exportado, sendo que no caso do azeite as vendas para o Brasil atingem os 150 milhões de euros.