Desporto

Paulo Gonçalves vence última etapa e fica a 32 segundos da vitória em Abu Dhabi

paulo Gonçalves

O português Paulo Gonçalves venceu hoje a quinta e última etapa do Abu Dhabi Desert Challenge, mas ficou a 32 segundos do espanhol Marc Coma, vencedor da primeira prova do Mundial de todo-o-terreno de motociclismo.

O piloto da Speedbrain foi o mais rápido nos derradeiros 266 quilómetros da prova, gastando 3:03.54, menos 10 segundos do que Coma, insuficientes contudo para recuperar a desvantagem na geral para o espanhol da KTM.

Marc Coma terminou a prova com um agregado de 14:23.51 horas, menos 32 segundos do que Gonçalves e menos 8.45 minutos do que o britânico Sam Sunderland (KTM), que, na quarta-feira, após a etapa, foi punido com uma penalização de 10 minutos, que o afastou da vitória final.

«Dei tudo hoje e estou muito feliz com o resultado. Vencer a etapa e conseguir o segundo lugar da geral é excelente. Foi uma corrida à Hitchcock e o mais pequeno erro podia ter terminado com o meu rali prematuramente. Contudo, mantive-me calmo e terminei a corrida», referiu Gonçalves, em declarações à página da sua equipa.

O português lamentou ter perdido «a vitória no rali por alguns segundos», mas considera que a equipa tem «capacidade para estar entre os melhores».

«Confirmei que posso atacar a fundo na moto e utilizar a máxima potência dela. Muito obrigado à minha equipa pelo excelente trabalho e parabéns ao Marc [Coma]. Foi uma luta justa», concluiu.

O outro português em prova, Hélder Rodrigues (Honda), foi sétimo na tirada, a 8.32 minutos do compatriota, terminando a prova no 30.º posto, a 20:29.54 horas do vencedor.

Nos automóveis, que tiveram em Abu Dhabi a segunda prova do Mundial, o francês Jean-Louis Schlesser (Schlesser) foi novamente o mais rápido, terminando o percurso em 2:46.50 horas, seguido do holandês Bernhard Ten-Brinke (Ford), a 4.28 minutos, e do polaco Krystof Holowczyc (Mini), a 7.30.

Contudo, a larga vantagem conseguida nos primeiros dias por Nani Roma foi suficiente para o espanhol da Mini garantir o triunfo final, com um agregado de 16:38.02 horas, menos 26.58 minutos do que Schlesser e 1:09.52 horas do que Ten-Brick.