O Benfica apurou-se para as meias-finais da Liga Europa após um empate em Newcastle a um golo. Cissé marcou aos 71 minutos, mas Salvio, após os 90, confirmou a passagem dos encarnados.
O Benfica qualificou-se, esta quinta-feira, pela segunda vez em três anos para uma meia-final da Liga Europa, ao empatar a um golo no reduto do Newcastle.
A equipa encarnada, que tinha vencido em Lisboa por 3-1, dominou a primeira parte e poderia ter chegado ao golo logo nos primeiros cinco minutos, contudo, Lima e Melgarejo não marcaram.
Aos 28 minutos, os encarnados voltaram a estar perto de se adiantar no marcador, mas Gaitan viu o seu remate parado em cima da linha por Haidara.
Salvio, aos 36 minutos, cabeceou ao lado após centro do Ola John, com a resposta dos ingleses a chegar aos 45 minutos, num lance em que o senegalês Papiss Cissé introduziu a bola na baliza de Artur, lance que foi anulado por fora de jogo.
Aos 66 minutos, repetiu-se o lance do final da primeira parte com o mesmo protagonista, que, aos 71 minutos, não falhou e colocou o Newcastle novamente na disputa da eliminatória.
Com este golo, os ingleses precisavam apenas de marcar mais um tento para se qualificar para as meias-finais da Liga Europa.
Com Cardozo e Rodrigo e já em campo, o Newcastle continuou por cima do jogo, contudo, a um minuto do final, Gaitan isolou-se, mas acabou por rematar à figura do guardião Krul.
O Newcastle respondeu com um remate por cima de Ben Arfa e com um livre direto de Cabaye defendido por Artur, mas foi o Benfica quem acabou por marcar.
Quando já se jogavam os descontos da partida, o Benfica confirmou mesmo a qualificação com um tento de Salvio na sequência de um contra-ataque de Rodrigo.
Os encarnados conhecem o seu adversário no sorteio das meias-finais da Liga Europa marcado para sexta-feira, em Nyon, na Suíça, às 11:00.
Sob a arbitragem de Ivan Bebek, da Croácia, no Estádio St. James Park, em Newcastle, com a assistência de cerca de 52 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Newcastle: Tim Krul, Danny Simpson, Mike Williamson, Mapou Yanga-Mbiwa, Massadio Haidara (Sylvain Marveaux, 67), Vurnon Anita (Hatem Ben Arfa, 63), Gael Bigirimana (Shola Ameobi, 46), Moussa Sissoko, Jonas Gutierrez, Yohan Cabaye e Papiss Cissé.
Suplentes: Rob Elliot, James Perch, Hatem Ben Arfa, Dan Gosling, Sylvain Marveaux, Shola Ameobi e Adam Campbell.
Benfica: Artur, André Almeida, Luisão, Garay, Melgarejo, Matic, Enzo Perez, Salvio (Jardel, 90+2), Gaitan, Ola John (Rodrigo, 76) e Lima (Óscar Cardozo, 72).
Suplentes: Paulo Lopes, Maxi Pereira, Jardel, André Gomes, Aimar, Rodrigo e Óscar Cardozo.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Enzo Perez (31), Artur (31), André Almeida (49), Papiss Cissé (67), Yohan Cabaye (70), Mapou Yanga-Mbiwa (81) e Mike Williamson (83).