Economia

Empreendimento na Comporta é o «primeiro projeto turístico do pós-crise»

Álvaro Santos Pereira

O ministro da Economia afirmou que o empreendimento da Comporta Dunes Hotéis e Golfe, na Herdade da Comporta, é o primeiro grande investimento do pós-crise em Portugal.

«Este é o primeiro grande projeto turístico do pós-crise em Portugal", disse o ministro na cerimónia de assinatura do contrato de investimento entre a Herdade da Comporta e a AICEP (Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal).

O empreendimento turístico, que associa o grupo Espírito Santo e a cadeia Aman, pretende transformar a região da costa alentejana num novo destino turístico europeu de referência e representa um investimento global de 92 milhões de euros, dos quais 16,4 milhões serão financiados através do QREN.

Para além da construção do primeiro hotel e SPA da cadeia Aman Resorts na Península Ibérica, o projeto prevê também a construção de 36 Aman "vilas", um campo de golfe de nível internacional e um "clubhouse".

Na sua intervenção durante a cerimónia, o ministro da Economia salientou também que Portugal tem estado a levar a cabo um programa de reformas económicas "sem paralelo noutros países europeus nos últimos anos", bem como a redução de rendas na energia e nas Parcerias Público Privadas (PPP).

Segundo Álvaro Santos Pereira, para além da redução nas rendas da energia, o Governo também já conseguiu uma redução de 1300 milhões de euros nas PPP, acrescentando que essa redução será de 6 mil milhões de euros quando o processo estiver concluído.

A seguir à cerimónia, Álvaro Santos Pereira falou aos jornalistas sobre a importância destes investimentos para a recuperação económica do país, mas escusou-se a explicar em que se fundamenta a sua convicção quanto ao "pós-crise".