O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) vai partir no domingo da "pole position" para o Grande Prémio da China, por ter sido hoje o mais rápido na qualificação. Weber será o último a partir.
O campeão do Mundo em 2008 foi o mais rápido na qualificação pela 27.ª vez na carreira e conseguiu a sua primeira "pole position" ao serviço da marca alemã, ao cumprir os 5.541 metros do circuito de Xangai em 1.34,484 minutos, menos 277 milésimos de segundo do que o finlandês Kimi Raikkonen (Lotus), campeão em 2007, que obteve o segundo melhor tempo.
O espanhol Fernando Alonso (Ferrari), campeão do Mundo em 2005 e 2006, vai sair da terceira linha da grelha de partida, ao lado do alemão Nico Rosberg (Mercedes), que foi quarto na qualificação, e à frente do brasileiro Felipe Massa (Ferrari) e do francês Romain Grosjean (Lotus).
Seguem-se o australiano Daniel Ricciardo (Toro Rosso) e o britânico Jenson Button (McLaren), ambos à frente do tricampeão do Mundo Sebastian Vettel (Red Bull), que se quedou pelo nono posto após falhar a terceira parte da qualificação, e do australiano Mark Webber (Red Bull), cuja eliminação na segunda fase de qualificação o relegou para o 14.º lugar da grelha.
O australiano Mark Webber (Red Bull), que tinha conseguido o 14.º tempo na qualificação, foi penalizado e vai partir no domingo da última posição para o Grande Prémio da China, terceira prova do Mundial de Fórmula 1.
Webber, terceiro no Mundial de pilotos, foi sancionado por não ter combustível suficiente no seu monolugar durante a qualificação para a prova, a disputar no circuito chinês de Xangai.
Do depósito do monolugar de Webber foi impossível extrair pelo menos um litro de combustível após a qualificação, pelo que o australiano foi castigado com a partida do 22.º e último lugar da grelha de partida na corrida de domingo.