A raspadinha rendeu 376 milhões de euros no ano passado. Um jogo que é uma febre e, para alguns, um convite ao vício. A TSF foi perceber os riscos que se escondem no cartão de uma raspadinha.
As raspadinhas estão em todo o lado, não são caras e têm ainda o atrativo da revelação imediata do prémio ou da ausência dele.
A venda deste jogo representou 20 por cento das receitas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa com jogos sociais e rendeu em vendas no valor de 376 milhões de euros.
É, por isso, cada vez maior o número de pessoas com a febre das raspadinhas. Um jogo que, no entanto, para muitos já não será só um hábito, antes um vicio.
Em declarações à TSF, Luísa Martins, psicóloga e especialista no tratamento de comportamentos aditivos, diz que estão a aumentar os casos de pessoas que perdem o auto-controlo.
A psicóloga entende que a raspadinha é um problema para quem joga compulsivamente porque é muito acessível, em qualquer quiosque ou café e compara-a às drogas leves. Luísa Martins admite que lhe aparecem cada vez mais casos de viciados em jogos sociais e em especial na raspadinha.
Para o psicólogo Pedro Hubert, especialista em jogo patológico, sublinha que os potenciais viciados em jogo serão sempre uma minoria e nunca lhe apareceu um viciado apenas na raspadinha, mas não se surpreende que aconteça. Mais comuns são os casos de recaídas potenciadas pela raspadinha.
Pedro Hubert acrescenta ainda que a raspadinha tem semelhanças com os jogos de máquinas nos casinos, as que mais motivam muitos viciados em jogo. A moda da raspadinha é preocupante, diz, pelas consequências que tem sobre quem já tem uma natural apetência patológica pelo jogo.
João Goulão, diretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD), sublinha que nesta altura ainda estão a analisar as questões do jogo compulsivo pois é uma nova competência que o antigo IDT agora recebe.
João Goulão admite, no entanto, que a raspadinha é um dos jogos que preocupa o novo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências por ter um poder viciante superior a outros jogos sociais.