Mundo

Autoridades espanholas detêm dois suspeitos membros da Al-Qaeda

Reuters

O Ministério do Interior espanhol adianta que os dois detidos têm um perfil semelhante ao dos terroristas do duplo atentado na maratona de Boston, nos Estados Unidos.

O jornal El Mundo avança na edição online que a operação policial espanhola contou com a colaboração dos serviços de informações franceses e marroquinos.

Os suspeitos foram identificados como Nou Mediouni, de origem argelina, detido em Saragoça (norte), e Hassan El Jaaouani, de origem marroquina, detido em Múrcia (sudeste).

As detenções foram feitas depois de uma investigação conjunta com as polícias francesa e marroquina, segundo um comunicado. Os dois homens «são presumíveis membros de uma célula radical próxima da organização terrorista AQMI» acrescenta o texto.

OMinistério do Interior afirma também, sem explicar, que o «perfil» dos dois homens «corresponde» ao dos dois suspeitos do atentado na maratona de Boston, nos Estados Unidos, os irmãos de origem chechena Djokhar e Tamerlan Tsarnaev.

A agência EFE cita, por outro lado, fontes da Audiência Nacional, a mais alta instância judicial de Espanha, que emitiu os mandados de detenção, segundo as quais os dois homens não pertencem a uma célula da Al-Qaida e não têm qualquer relação com os suspeitos do ataque de Boston.

Esta marcada para esta terça-feira uma conferência de imprensa do ministro espanhol do Interior para revelar mais detalhes sobre esta operação.