O espanhol David Ferrer, quarto tenista mundial, foi contemplado com o último "wild card" para o quadro principal masculino do Portugal Open 2013, que arrancou hoje.
O número quatro do ranking ATP apresenta-se pela terceira vez no maior torneio de ténis nacional, anteriormente designado Estoril Open, com um convite de última hora de João Lagos, para substituir o argentino Juan Martin del Potro.
David Ferrer, de 31 anos, tem 20 títulos no palmarés e, no ano passado, foi o mais vitorioso do circuito, com sete troféus, incluindo o Masters 1000 de Paris.
Em 2013, o tenista valenciano venceu na terra batida de Buenos Aires e em "hard court" em Auckland, foi finalista no Masters de Miami e perdeu na meia-final do único Grand Slam da época, o Open da Austrália, com o número 1 mundial, o sérvio Novak Djokovic.
Também em masculinos, Gastão Elias, número dois português, recebeu o primeiro dos três "wild cards".
O tenista de 22 anos, oriundo das Caldas da Rainha e treinado pelo brasileiro Jaime Oncins, é 113º na hierarquia mundial, a melhor classificação da sua carreira, e venceu no domingo o "challenger" de Santos, no Brasil.
Pedro Sousa, o outro convite já anunciado, vai disputar pela sétima vez consecutiva o torneio português, embora seja apenas a quarta que entra no quadro principal (a terceira por convite).
No quadro feminino, João Lagos entregou os convites à número 1 portuguesa, Maria João Koehler, à sul-africana Julia Goerges, que terminou 2012 na 18ª posição do ranking, e a uma das estrelas do circuito WTA, Svetlana Kuznetsova, 42ª, que em setembro de 2007 foi número 2 do ranking WTA.
A russa tem 13 títulos na carreira em singulares, nos quais se incluem os dois "Grand Slam", dos quais também foi finalista em 2009, no caso do Open dos Estados Unidos, e em 2006, no caso de Roland Garros.
No currículo, a tenista russa conta ainda com 15 títulos em pares, um deles no Open da Austrália, ao lado de Vera Zvonareva em 2012.
Já Dominika Cibulkova, de 23 anos, está apenas a três lugares do seu melhor "ranking" de sempre (12º) e aspira a uma boa prestação no Jamor para somar o seu terceiro título de singulares no circuito WTA e reaproximar-se do lote das 10 primeiras tenistas mundiais.
O Portugal Open, anteriormente designado Estoril Open, decorre entre hoje e 5 de maio, no complexo de Ténis do Estádio Nacional, em Oeiras.