Representantes do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão Europeia iniciam na segunda-feira uma nova ronda de negociações para tentar alcançar um acordo sobre o orçamento comunitário para 2014-2020, anunciou hoje a presidência irlandesa da União Europeia.
Os presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, do Parlamento Europeu, Martin Schulz, e o primeiro-ministro irlandês (a Irlanda assume a presidência semestral da União Europeia), Enda Kenny, estiveram reunidos esta tarde, em Bruxelas, para tentar acelerar as negociações sobre o orçamento comunitário para o período 2014-2020 e o orçamento retificativo para este ano.
Na reunião, Durão Barroso, Martin Schulz e Enda Kenny "concordaram com a importância vital de alcançar um acordo sobre o Quadro Financeiro Plurianual para 2014-2020", lê-se num comunicado divulgado pela presidência irlandesa.
No encontro, segundo a mesma fonte, ficou agendado para segunda-feira um trílogo negocial (que juntará representantes do Conselho, do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia) para discutir o próximo orçamento comunitário plurianual.
Dublin reitera, no comunicado, que tem como objetivo chegar a um acordo sobre o orçamento europeu até ao final da presidência irlandesa, em junho.
Em dezembro, os líderes dos 27 estados-membros chegaram a um acordo sobre uma proposta de Quadro Financeiro Plurianual da UE.
A proposta não contou com aprovação do Parlamento Europeu, que tem poder de veto e que se opôs aos cortes propostos pelos 27.
A proposta de orçamento acordada pelos líderes europeus contemplava, pela primeira vez, montantes inferiores aos do orçamento europeu anterior (2007-2013): 959 mil milhões de euros em compromissos (autorizações) e 908 mil milhões de euros para pagamentos (despesas efetivas).