O Banco de Portugal (BdP) alertou hoje que a Holding Bank Finance and Investment Corporation, entidade que se tem vindo a apresentar como atuando na área do 'private banking', não está habilitada a exercer qualquer atividade financeira em Portugal.
«A Holding Bank Finance and Investment Corporation não está habilitada a exercer, em território nacional, a atividade de receção de depósitos ou outros fundos reembolsáveis, nem a atividade de concessão de crédito ou qualquer outra atividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal», lê-se num comunicado publicado no sítio do BdP na Internet.
O comunicado surge após o banco central português ter tomado «conhecimento» de que esta «suposta entidade se tem apresentado junto do público como entidade que atua na área do 'private banking', com o objetivo de obter dos seus potenciais clientes a entrega de quantias monetárias, sem que, aparentemente, venha a verificar-se a contrapartida da prestação de qualquer serviço financeiro».
Segundo adianta o BdP, o Holding Bank Finance and Investment «surge associada a Francisco Marcos Saeger e Fernando Emanuel Correia de Sá, atuando este último também como Fernando de Sá Correia e Fernando Dessa».
O BdP alerta ainda, num outro comunicado, que a sociedade 'Ilike, Unipessoal Lda', que também atua sob a designação 'InoveOnline', não está habilitada a exercer «a atividade de prestação de serviços de pagamento ou qualquer outra atividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal».