Durante a noite, a habitual procissão das velas reuniu milhares de peregrinos no santuário. Esta é já uma das mais expressivas peregrinações a Fátima, nos últimos anos.
O último dia da peregrinação dos dias 12 e 13 de maio é hoje marcado pela consagração do pontificado do papa Francisco a Nossa Senhora de Fátima, numa cerimónia presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, José Policarpo.
A iniciativa terá lugar após a celebração eucarística com início agendado para as 10:00 e na qual será pedida ajuda à Virgem Maria para que olhe pelo ministério do papa argentino e pela sua vontade, já expressa publicamente, de renovar a Igreja Católica.
Milhares de peregrinos são esperados no recinto do santuário da Cova de Iria para a celebração do último momento alto da peregrinação presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta, que, no domingo à noite consagrou «à Senhora de Fátima» as Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizam em julho no Brasil.
A peregrinação dos dias 12 e 13 de maio assinala o 96.º aniversário da primeira aparição mariana aos videntes beatos de Fátima, Lúcia, Francisco e Jacinta Marto.