Economia

Cimeira Ibérica: Passos Coelho e Rajoy em busca de uma voz comum

Mariano Rajoy (E) e Passos Coelho (D) Global Imagens/Leonel de Castro

Temas como o mercado de gás e as ligações ferroviárias dominam a agenda da XXVI Cimeira Ibérica, que reune delegações lideradas pelos chefes dos governos de Portugal e de Espanha.

Os chefes do governo da Península Ibérica estão hoje reunidos em Madrid com o objetivo máximo de acertar um discurso de consenso.

Os dois chefes de governo deverão acertar estratégias para os dois países conseguirem, junto da Europa, outras soluções para problemas que são comuns como a falta de crescimento económico e o aumento do desemprego.

Na agenda da Cimeira Ibérica está também em debate a possibilidade de uma harmonização do sistema de pagamentos das viagens em autoestrada em Portugal e Espanha, sobretudo nas antigas SCUTs, uma importância sublinhada pela Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças.

Ouvido pela TSF, António Baptista Ribeiro, autarca de Almeida e presidente da RIET, tem esperança que apareçam finalmente medidas concretas.

Esta cimeira ficará ainda marcada por iniciativas paralelas entre empresários. As duas Câmaras de Comércio ibéricas assinam hoje um protocolo de cooperação e vários empresários portugueses e espanhóis reúnem-se num encontro que deve acabar com recomendações para os dois governos entre governos.

À TSF, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, Enrique Santos, disse estar convencido que a ligação de comboio entre os dois países vai estar em cima da mesa dos dois governos e pede uma solução rápida que favoreça as exportações, nomeadamente, a criação de um corredor ferroviário ibérico com outra capacidade para fazer o escoamento de produtos portugueses.