Os adeptos do Benfica começaram a invadir na manhã de hoje as ruas centrais de Amesterdão, que amanheceu muito fria, e chegaram confiantes num triunfo sobre o Chelsea e na conquista da Liga Europa em futebol.
Como é habitual nestas ocasiões, os adeptos "encarnados" chegaram um pouco de todo o lado, muitos de Portugal, dos mais diversos locais, mas outros tantos de outros países da Europa, da Alemanha à Noruega, passando por França ou Bélgica.
Une-os a paixão pelo Benfica e a vontade de ver o clube da Luz vencer, 51 anos depois, nova competição europeia: «Viemos de Aveiro. Fizemos 2.200 quilómetros para estar aqui a ver o Benfica levar o caneco», disse à Lusa Marco Marçal.
Vieram numa carrinha de nove lugares, à procura de uma vitória: «1-0 chega. Quem marca? marca o gremlin do Kelvin... queria eu dizer, marca o Cardozo», brincou, numa alusão ao autor do golo que custou ao Benfica a liderança da I Liga, no sábado.
Apesar do desaire com o FC Porto, a confiança é grande: «Pelo que vi ontem [terça-feira] nas imagens do treino, estão bem, estão confiantes e vão ganhar o jogo», prosseguiu.
«Entusiasmo? Depois de sábado, vamos esperar até domingo. O objetivo é festejar hoje e domingo», rematou, já envolvido por gritos de «Benfica, Benfica, Benfica» dos seus companheiros de uma viagem encetada às primeiras horas de terça-feira, desde a Casa do Benfica de Aveiro.
Se Marco chegou de Aveiro, Bruno veio de Oslo e Moisés de Guimarães. Todos "desaguaram" em Amesterdão e confiança não lhes falta para o embate do ArenA.
«O ambiente? Ainda calmo, pois está muito frio, mas daqui a um bocado vai ser quentinho, para nós erguermos a nossa taça, a taça do Benfica», disse à agência Lusa Bruno, que chegou na manhã de hoje à Holanda, proveniente da capital da Noruega.
Os "encarnados" já não jogam uma final há 23 anos, mas Bruno não é estreante nestas andanças: «É a minha terceira final. O Benfica perdeu com o PSV, era eu pequeno, e depois com o AC Milan, pelo que à terceira tem que ser de vez. Só temos de erguer a taça e mais nada».
Quanto ao resultado, Moisés aposta num «2-0, com golos de Salvio e Cardozo», enquanto Bruno diz que «1-0 já chega» e aceita que «pode ser» Cardozo a marcar o golo da vitória.
Nas ruas de Amesterdão, e em contraste com o vermelho do Benfica, também se via muito azul, o do Chelsea, que procura juntar a Liga Europa à Liga dos Campeões, conquistada na temporada transata.