Os livros podem ser parte da cura de algumas doenças? O serviço nacional de saúde britânico diz que sim. No dia em que começa a Feira do Livro, Francisco José Viegas e João Lobo Antunes disseram à TSF que acreditam no facto de a literatura ser terapêutica.
Pode um livro ser uma terapia com prescrição médica? No Reino Unido, o serviço nacional de saúde tem, desde há três meses, uma lista de livros que podem ser "receitados " pelos médicos, estando à venda nas farmácias.
Há mais de 25 anos que Francisco José Viegas sonha com esta terapia para Portugal. Um sonho que ganhou agora "asas" maiores com esta iniciativa nas farmácias inglesas.
Ouvido pela TSF, o escritor disse acreditar sinceramente nos poderes curativos de determinada literatura.
Também o médico e escritor João Lobo Antunes considerou esta ideia interessante ainda que ousada.
O neurocirurgião admitiu que alguma literatura pode ajudar na cura: aquela que retrata a experiencia de quem já passou plo mesmo.
A TSF foi saber ainda a opinião da Associação Nacional de Farmácias (ANF), que diz tratar-se de uma receita que se pode partilhar.
Paulo Cleto, presidente da ANF, confessou que a associação já pensou em vender livros, uma possibilidade que está em aberto.