Desporto

Futuro de Peseiro «está a ser decidido com o presidente» do Braga

josé Peseiro Global Imagens/Paulo Jorge Magalhães

O treinador José Peseiro disse que o seu futuro «está a ser decidido» com o presidente do Sporting de Braga, embora sem esclarecer se fica ou não no clube minhoto, após o quarto lugar na I Liga de futebol.

O técnico repetiu a mesma expressão lacónica sempre que, por diversas vezes, os jornalistas o questionaram sobre o tema: «O meu futuro está a ser decidido com o presidente», disse o técnico, que tem mais um ano de contrato com o Sporting de Braga.

José Peseiro fez um balanço da época no final do treino de hoje e disse não estar desiludido com o alcançado, tendo em conta, como reforçou, as várias lesões que assolaram o plantel, tendo mesmo elogiado o «sacrifício» de alguns jogadores que chegaram «a jogar lesionados ou no limite da lesão».

«Quisemos impor um modelo de jogo diferente, mais ofensivo, de maior posse e risco, que era preciso consolidar, e até dezembro a qualidade foi elevada. Depois, tivemos muitas lesões e, com menos recursos, a equipa nunca mais foi a mesma. Mas, se não fosse isso, e sem desprimor pelo Paços de Ferreira nem lhe tirando mérito, não tenho dúvidas que de tínhamos conquistado o terceiro lugar», disse.

José Peseiro lembrou que foi conseguida a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões, «uma vitória importantíssima a nível desportivo e financeiro para o clube», e considerou que a «equipa esteve muito perto de estar nas meias-finais e, se calhar, na final da Taça da Portugal», porque «só por manifesto azar» não eliminou o Vitória de Guimarães.

José Peseiro recusou ainda comentar os reparos do presidente "arsenalista" aos jogadores e responsáveis técnicos, após a derrota caseira com o Nacional (3-1), na 29.ª jornada da Liga.

O técnico revelou também que em dezembro teve uma proposta de um clube chinês, mas optou por continuar em Braga: "Era realmente um contrato muito bom, daqueles que toda a gente gostaria de ter, mas as coisas passaram e a satisfação de ganhar a Taça da Liga ajudou a esquecer essa possibilidade. Não me arrependo".

Do treino de hoje, nota para as ausências de Elderson (ao serviço da seleção da Nigéria) e de Hugo Viana, que viajou para o Dubai para acertar a sua transferência para o Al Ahli, clube dos Emirados Árabes Unidos em que também milita Ricardo Quaresma, seu antigo companheiro no Sporting.

O plantel entra de férias na sexta-feira e o regresso aos trabalhos para preparar a próxima temporada está pendente do resultado da final da Taça de Portugal: se o Benfica vencer, entra diretamente na fase de grupos da Liga Europa, se ganhar o Vitória de Guimarães, o Braga terá que jogar as pré-eliminatórias e começar mais cedo a época.