O tenista português João Sousa qualificou-se pela primeira vez para a segunda ronda do Grand Slam francês de Roland Garros, que começou hoje em Paris.
Na ronda inaugural, João Sousa, atualmente na posição 119 do "ranking" mundial, superiorizou-se ao japonês Go Soeda, número 124 da hierarquia, em três "sets", pelos parciais de 6-1, 6-3 e 6-2, em 1:28 horas.
Esta foi a segunda vez que João Sousa, o primeiro jogador desta edição a apurar-se para a segunda ronda do quadro masculino, passou uma eliminatória de um torneio do Grand Slam. A primeira foi em 2012, no Open da Austrália.
Na próxima eliminatória, o português defrontará o vencedor do encontro entre os espanhóis Marcel Granollers, que afastou João Sousa de Roland Garros na edição do ano passado, e Feliciano Lopez.
No quadro feminino, Portugal está representado por Maria João Koehler e Nina Bratchikova, de origem russa.
Koehler é 114ª do "ranking" e defrontará a francesa Alize Cornet, no lugar 33 do Mundo e é 31.ª pré-designada, enquanto Bratchikova ocupa o 85.º posto na classificação do WTA, e jogará com a russa Maria Kirilenko, 11ª melhor tenista mundial e 12ª. Os dois encontros ainda não foram agendados pela organização francesa.
A atual vice-campeã da prova gaulesa, a italiana Sara Errani, quinta cabeça de série, também foi a primeira jogadora desta edição a apurar-se para a segunda ronda do quadro feminino, depois de bater a holandesa Arantxa Rus por 6-1 e 6-2, em 54 minutos.