Economia

Paulo Portas anuncia que vão ser criados 700 novos postos de trabalho

Paulo Portas anunciou hoje que, ao abrigo da diplomacia económica, Portugal conseguiu atrair quase 300 milhões de euros de investimento e conseguiu criar 700 novos postos de trabalho.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, anunciou hoje que o Governo contratou com 11 empresas um pacote de investimento de 280 milhões de euros nos setores da aeronáutica, produtos médicos e outros.

Em conferência de imprensa no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas disse que este investimento irá criar 700 postos de trabalho e manter 4.300 empregos já existentes.

«Com estes investimentos reforça-se a capacidade industrial de Portugal e trazem-se para o país novas indústrias», declarou o ministro em Lisboa.

Os projetos «são bem distribuídos no território», declarou o governante, adiantando que os mesmos representam factores de «dinamização do interior de Portugal em muitos casos».

Paulo Portas sublinhou também que o investimento «é essencialmente privado e de empresas estrangeiras», de países como Brasil, Canadá, Espanha ou Estados Unidos.

Na quinta-feira, o Conselho de Ministros havia aprovado as 11 minutas dos contratos de investimento, documentos nos quais se encontravam fixados os objetivos dos mesmos e as metas a cumprir pelos respectivos promotores.

«Estes projetos de investimento foram analisados pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E., e pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., tendo ambos concluído pelo especial mérito e interesse dos investimentos para a economia nacional, reunindo as condições necessárias para a concessão dos incentivos fiscais legalmente previstos», revelada o comunicado final do Conselho de Ministros.