O presidente do Centro Nacional de Cultura explicou que este galardão é um «justo» reconhecimento de uma iniciativa «preventiva e educativa» ao nível do património.
O projeto português SOS Azulejo, coordenado pelo Museu da Polícia Judiciária, foi distinguido com o Prémio Especial dos galardões Europa Nostra, dedicados ao Património Cultural Europeu.
Numa cerimónia este domingo em Atenas, foram conhecidos os prémios especiais de 2013, bem como o prémio do público, selecionado através de uma votação.
Reagindo a este galardão, que valeu ao projeto SOS Azulejo um prémio de dez mil euros, o presidente do Centro Nacional de Cultura considerou que este foi um «justo» reconhecimento de uma iniciativa «preventiva e educativa» ao nível do património.
«É a primeira vez que Portugal obtém um grande Prémio Europa Nostra», sublinhou Guilherme d'Oliveira Martins, representante em Portugal da Europa Nostra, numa mensagem enviada à agência Lusa.
Foram também galardoados o projeto de conservação do Porto de Hidroaviões de Talin, na Estónia, a restauração do palácio Strawberry Hills, em Twickenham, no Reino Unido, o projeto de promoção de arte e de cultura da parte oriental da Alemanha e a restauração das máquinas da cervejeira Wielemans-Ceupens, em Bruxelas.