Economia

IUC: Alargado o prazo para contribuintes regularizarem situação

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alargou de 15 para 25 dias o prazo para as notificações de audição prévia ao pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) em dívida.

Em comunicado hoje emitido, a AT explica que, «considerando a necessidade de providenciar aos contribuintes o devido exercício do respetivo direito de audição prévia, a AT decidiu alargar, a título excecional, de 15 para 25 dias, o prazo constante das notificações», para o máximo previsto pela lei.

Além disso, a AT, tutelada pelo Ministério das Finanças, recomenda aos contribuintes a utilização do Portal das Finanças e o serviço de pagamento via multibanco ou através da internet para evitar a deslocação aos serviços locais de finanças, uma vez que estes se têm encontrado «extremamente congestionados».

Até agora, foram enviadas aos contribuintes cerca de 1,4 milhões de notificações para audição prévia à liquidação do IUC em falta relativa aos anos de 2009 a 2012, tendo sido efetuados, até às 17:00 de hoje, cerca de 362 mil pagamentos, de acordo com os números da AT.

Redação