O filme de João Nuno Pinto vai representar Portugal no Festival de Cinema Europeu - Euroscópio 2013, que se realiza em Caracas de 21 junho a 4 de julho e reúne oito países europeus.
Num comunicado de imprensa, a organização explica que o filme de João Nuno Pinto contém «um olhar irónico sobre Portugal contemporâneo, através do tema da imigração ilegal».
O filme, de 2010, com uma duração de 105 minutos, foi escrito por João Nuno Pinto, Luísa Costa Gomes e Melanie Dimantas e interpretado por Fernando Luis, Chulpan Khamatova, Maria Barranco, Mikhail Evlanov e Raúl Solnado.
[youtube:dfju36GnwXc]
Além de Caracas, o filme será ainda exibido em várias regiões venezuelanas, entre elas a ilha de Margarita, Valência, Barquisimeto e Cidade Bolívar.
Fonte da organização adiantou à agência Lusa que os filmes escolhidos para o festival «falam de cidades, imigrantes, pessoas com habilidades especiais, gente que sonha melhorar as suas vidas, que se sobrepõe a obstáculos, histórias humanas».
A intenção continua a ser a mesma de outras edições: «trazer aos ecrãs venezuelanos de cinema parte das diversas manifestações culturais, idiomáticas, formas de vida, histórias e personagens que conformam o continente europeu».
O festival, que está na sua décima edição, terá lugar em salas comerciais e independentes, reunindo 14 longas-metragens e, além de Portugal, participam a Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália, Países Baixos e Polónia, para assinalar o Ano Europeu dos Cidadãos.