Portugal

Cavaco confessa ter «grande orgulho» da sua ligação à terra

Global Imagens/Gerardo Santos

O Presidente da República considerou que «há muita riqueza a explorar» na agricultura «para benefício geral dos portugueses». Numa visita ao Jardim Botânico Tropical, Cavaco Silva confessou ter «um grande orgulho» da sua ligação à terra.

«Acho que há muita riqueza a explorar ainda na terra para benefício geral dos portugueses, é com satisfação que eu me encontro de vez em quando com jovens agricultores que trazem hoje a sua técnica, o seu conhecimento, o seu saber, aquilo que aprenderam nas escolas profissionais e nas universidades, para aumentar a capacidade produtiva da nossa terra», afirmou.

O chefe de Estado falava aos jornalistas, no final de uma visita ao Jardim Botânico Tropical para comemorar o centenário de uma visita do ex-Presidente Manuel de Arriaga, depois de questionado sobre se era importante que os portugueses se voltassem para a agricultura.

Numa visita onde disse querer «acima de tudo sublinhar a importância da árvore na história da República», o Presidente da República confessou ter «um grande orgulho» da sua ligação à terra, contando um castigo que lhe foi dado pelo pai na juventude.

No entanto, na sua deslocação a pé, foi uma placa com um erro sobre o 18º ou 19º presidente que acabou por centrar todas as atenções.

«Sou o 19.º ou o 18.º ?», perguntou Cavaco Silva ao secretário-geral da Presidência da República, Arnaldo Pereira Coutinho, e ao diretor do Museu da Presidência, Diogo Gaspar, depois de Braga de Macedo lhe ter dito que era o 19.º e que essa era a informação que constava da placa junto à árvore que Cavaco ia plantar.

Redação