Política

Autárquicas: PS reunido em convenção com a meta de ser o partido mais votado

O secretário-geral socialista encerra hoje a Convenção Nacional Autárquica do seu partido, três meses antes de um ato eleitoral em que o PS parte com o objetivo de ser a força política mais votada a nível nacional.

A fasquia eleitoral do PS de ter mais votos do que qualquer outro partido foi definida nos últimos dois congressos, que elegeram António José Seguro para a liderança do partido, em 2011 e em abril passado.

Na Convenção Nacional Autárquica do PS, que decorrerá durante a tarde de hoje no Coliseu dos Recreios, será aprovado um manifesto eleitoral, contendo um conjunto de princípios políticos gerais ao nível do exercício do Poder Local - princípios que se pretende que sejam comuns a todos os candidatos socialistas.

Antes da sessão de abertura, António José Seguro almoça com autarcas socialistas que estão a cumprir o terceiro e último mandato e que, pela regra interna definida pelo PS, não se recandidatarão em setembro próximo.

As primeiras intervenções da convenção estarão a cargo da presidente do PS, Maria de Belém, do líder da FAUL, Marcos Perestrello, do presidente da câmara de Lisboa, António Costa, e do responsável do Laboratório de Ideias e Propostas para Portugal (LIPP) para o Poder Local, António Borges.

Na convenção, haverá ainda mais 30 oradores, entre dirigentes do PS (como Francisco Assis ou Idália Serrão) e candidatos a câmaras capitais de distrito, casos de Manuel Pizarro (Porto), João Ribeiro (Setúbal), José Junqueiro (Viseu) e Manuel Machado (Coimbra).

Redação