Mundo

Israel: Grande Rabino investigado por corrupção suspende funções

Grande rabino Yona Metzger Direitos Reservados

O grande rabino Yona Metzger, um dos mais populares em Israel, está a ser investigado por corrupção e lavagem de dinheiro.

Um dos mais altos representantes religiosos em Israel suspendeu temporariamente funções, depois de saber que está a ser investigado por corrupção e lavagem de dinheiro.

O Grande Rabino Yona Metzger, um dos rabinos mais populares do país por ser um moderado, já informou a ministra da justiça israelita da decisão.

Metzger é um dos dois Grandes Rabinos de Israel. Desde 2003 que ocupa o lugar de Grande Rabino dos judeus asquenazes e, conjuntamente com o Grande Rabino dos judeus sefarditas, é responsável pela gestão dos tribunais rabínicos.

De acordo com a investigação da policia, nos últimos anos Metzger recebeu milhares de dólares em troca de favores e recomendações pessoais. Dinheiro que transitava através de várias associações e fundações de beneficência que lhe davam metade do dinheiro que recebiam.

As autoridades estão ainda a investigar um possível caso de suborno em que o rabino terá exigido dinheiro em troca de permitir que os donativos chegassem a essas organizações.

Em 2005, Metzger já tinha sido investigado por fraude mas não foi formalmente acusado.

Redação