Mundo

Rubygate: Berlusconi condenado a sete anos de prisão

Silvio Berlusconi acaba de ser condenado a sete anos de prisão, no processo Rubygate, por abuso de poder. O ex-primeiro ministro italiano vai recorrer desta sentença.

O antigo primeiro ministro italiano fica também impedido de desempenhar cargos públicos, no processo que gira em torno de prostituição de menores.

A juiza Giulia Turri considerou que ficaram comprovados os factos relativos a este processo e indicou ainda que Berlusconi ficava condenado a pagar as despesas do processo.

[youtube:21ge6-tENEw]

Entretanto, Berlusconi reafirmou a sua inocência e garantiu que vai recorrer de um veredito que classificou de «violento», isto depois de o Ministério Público ter pedido uma pena de seis anos de prisão.

Numa reação a esta pena, os apoiantes do centro-direita italiano considceraram a sentença escandalosa, ao passo que o partido do primeiro-ministro Enrico Letta diz apenas que a sentença merece respeito.

Por seu lado, elementos do movimento Cinco Estrelas, terceira força política em Itália, saudaram à porta do tribunal esta decisão.