Economia

«Agentes políticos não podem ficar sentados em gabinetes», frisa Cavaco

Cavaco Silva Global Imagens

Na inauguração de um hotel em Albufeira, o chefe de Estado entende que os agentes políticos devem convencer os investidores das potencialidades e vantagens de Portugal.

O Presidente da República considerou, esta sexta-feira, que os «agentes políticos não podem ficar sentados nos seus gabinetes à espera que os investidores estrangeiros lhes batam à porta».

«Isso pertence a um passado já longínquo. Nos tempos atuais, os agentes políticos portugueses têm de detetar na cena internacional aqueles que querem realizar investimentos», acrescentou Cavaco Silva.

Na inauguração de um hotel em Albufeira, Cavaco adiantou ainda que estes agentes políticos têm «explicar e convencer» estes investidores sobre as «potencialidades do nosso país e das vantagens que a localização em Portugal oferece».

O chefe de Estado apelou ainda para que as «intenções de investimento que existem no nosso país» sejam «estimuladas, acarinhadas e acompanhadas em permanência pelos agentes políticos».

Através disto, Cavaco Silva pretende que as «teias da burocracia não levem os empresários portugueses a adiarem as suas decisões, a desistirem dos investimentos ou mesmo a procurarem novas paragens».

O Presidente da República enfatizou ainda a necessidade de Portugal começar a preparar desde já a «boa e atempada» aplicação dos fundos comunitários que chegam ao país já em janeiro.

«Sabemos bem que é preciso preparar cuidadosamente os projetos para que logo no início de 2014 possamos usar os fundos comunitários para o reforço da recuperação da economia portuguesa», sublinhou.