O Governo inicia hoje um novo modelo de comunicação com os meios de comunicação social. O primeiro "briefing" tem como temas os Contratos SWAP e o Financiamento BEI.
[Notícia atualizada às 11h04]
A ideia destas reuniões foi tudo menos consensual no interior do Governo, muitas vezes acusado de não saber comunicar.
O secretário de Estado Pedro Lomba é o membro do Governo que vai conduzir os "briefings" diários com jornalistas, que vão decorrer às 12h00, com duração máxima de meia hora.
Pedro Lomba é secretário de Estado adjunto do ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, que tomou posse em abril, herdando de Miguel Relvas a coordenação política do Governo PSD/CDS-PP.
O primeiro "briefing" vai contar também com a presença da secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque. Os temas do "briefing" são os Contratos SWAP e o Financiamento BEI.
Para o comentador político da TSF, David Dinis, esta nova iniciativa tem mais riscos que vantagens para o Governo.
David Dinis recorda que o Executivo de José Sócrates não tinha "briefings" diários e conseguia passar a mensagem política na perfeição.
O Governo prevê que, até às 10h00 de cada dia, os órgãos de comunicação social sejam informados dos temas que vão ser levados ao "briefing" e pretende que, na meia hora seguinte, os jornalistas enviem as perguntas que querem ver esclarecidas.
Os encontros vão realizar-se na Presidência do Conselho de Ministros, de segunda a sexta-feira, com exceção da quinta-feira, dia da reunião semanal do Conselho de Ministros.