A DECO faz um balanço positivo, apesar da adesão ao tarifário vencedor (Endesa) ser de 40 mil consumidores, depois dos 587 mil que inicialmente se inscreveram.
A Associação de Defesa do Consumidor sublinha que depois do leilão, em consequência, várias outras empresas desceram os preços.
À TSF, a diretora da DECO, Rita Rodrigues, garante que os portugueses, ao todo, pouparam cinco milhões de euros com este leilão.
Em comunicado sobre o primeiro balanço da campanha 'Pague menos luz', a DECO considera «uma poupança média anual de 18 euros para cada consumidor».
As inscrições para o leilão da DECO encerraram no final de abril com 587.080 consumidores interessados em negociar um preço mais baixo para a fatura da eletricidade.
O prazo para aderir à tarifa vencedora acabou a 28 de junho.
A DECO lamenta que as promoções feitas por outras empresas de eletricidade para responder ao leilão tenham acabado.
«A associação de consumidores lamenta que, a 1 de julho, as ofertas [que se apresentaram depois no setor] tenham terminado, com exceção da Iberdrola que está em vigor até 15 de julho, e o panorama volte a ser o que vigorava a 30 de abril, em termos de tarifas e de condições contratuais. A DECO espera que não sejam necessários leilões sucessivos para obrigar o mercado a voltar a mexer e apresentar propostas competitivas aos consumidores», sublinhou hoje a associação.
A DECO remete, ainda, uma avaliação mais completa do leilão para o mês de setembro.