Política

BE acusa PM de «esconder» nova ministra

O BE acusou hoje o primeiro-ministro de «esconder» a ministra das Finanças ao indicar Paulo Macedo para representar o Governo.

«Pedro Passos Coelho e Paulo Portas conseguiram, em menos de quatro dias, o que parecia impossível, redimir a imagem do Governo de Santana Lopes», afirmou a coordenadora bloquista, Catarina Martins.

A dirigente do BE acusou também Paulo Portas de tornar «o país refém de um jogo de cadeiras e ambições pessoais e partidárias».

«Para esta tarde, o primeiro-ministro ainda em funções decidiu que Paulo Macedo é ministro das Finanças, embora há dois dias tenha empossado uma outra ministra, a senhora swap, que hoje prefere esconder», acrescentou.

Catarina Martins falava no parlamento, na abertura de uma interpelação agendada pela bancada do BE sobre "A insustentabilidade da dívida pública e a política de austeridade".

A bloquista Helena Pinto perguntou mesmo «que credibilidade e que confiança são ainda capazes de invocar para continuar a governar».

«Este Governo está ligado à máquina e como está ligado à máquina ninguém melhor que o titular da pasta da Saúde para vir fazer o debate», disse, por seu lado, o líder da bancada comunista, Bernardino Soares.

Já o socialista Eduardo Cabrita perguntou a Paulo Macedo sobre o que achava «deste tempo e destes dias em que a gestão da coisa pública está ao nível do mais lastimável confronto de associação de estudantes».

O comunista Honório Novo perguntou-se mesmo se a nova ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, «já terá sido dispensada e estará já a arrumar os papéis no Terreiro do Paço».

«Será que os líderes do PSD e do CDS, que desde ontem estão a tentar jogar ao Lego para tentar enterrar só daqui a uns meses o cadáver deste Governo e desta coligação, decidiram afinal fazer-lhe o convite que Paulo Portas lhe gostaria de ter feito na segunda-feira passada e não lhe fez?», questionou-se.

Na resposta, Paulo Macedo disse estar «com muito orgulho nesta pasta da Saúde». «Aliás, falo com mais orgulho de certeza sobre sustentabilidade e saúde do que há dois anos», concluiu.

Na bancada do Governo estão presentes o ministro da Saúde, Paulo Macedo, a quem cabe a representação do executivo PSD/CDS-PP, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, e os secretários de Estado Teresa Morais (Assuntos Parlamentares e Igualdade), Marco António Costa (Segurança Social), Manuel Rodrigues (Finanças) e Carlos Moedas (Adjunto do primeiro-ministro).

Redação