Vida

Hulk católico ou Super-Homem metodista?

Direitos Reservados

O jornal do Vaticano questionou, num artigo publicado na quinta-feira, a religiosade de vários heróis da banda desenhada. Num artigo intitulado "O Hulk é católico de verdade?", o jornal analisa as crenças religiosas do Super-Homem, do Wolverine, da Catwoman ou do Homem-Aranha, entre outros.

De acordo com o artigo do L'Osservatore Romano, há sinais que revelam de forma clara a fé de Bruce Banner, o incrível Hulk, como o facto de se ter casado pela Igreja e ter já aparecido com um rosário nas mãos.

O jornal escreve que os personagens com poderes excepcionais que declaram de forma explícita a fé não são uma minoria e sublinha que tem crescido, nos últimos anos, o número de super-heróis que se assumem como cristãos.

É o caso do Super-Homem, ou melhor, do jornalista Clark Kent, protestante ligado à Igreja Metodista. Já Selina Kyle, a Catwoman, também é católica e embora não seja muito devota, tem uma irmã que é freira.

Na análise do L'Osservatore Romano, feita com base num site norte-americano sobre banda desenhada, lê-se ainda que os super-heróis estão caraterizados por uma dupla natureza: humana e divina.

O artigo nota ainda que o Protestantismo é a religião mais popular nos Estados Unidos e isso tem um reflexo na banda desenhada. Diz o jornal que o Homem-Aranha é «um convicto protestante» e o Capitão América, que encarna os ideias mais elevados do país,

admite que participa todos os domingos nos encontros religiosos da comunidade.

Quanto ao Batman e à Mulher Invísivel, pertencem à Igreja Episcopal dos Estados Unidos, braço do Anglicanismo.

O diário do Vaticano classifica ainda o Cíclope e o Wolverine dos X-Men como alguns dos personagens mais religiosos da editora Marvel.

O jornal faz questão de sublinhar que, independente da religião, o mundo de hoje precisa de «heróis positivos e justos, que se saibam posicionar na eterna luta entre o bem e o mal». «Se por trás disso houver motivações religiosas, muito melhor», conclui.