Saúde

Ar condicionado avariado nas urgências do Hospital de S. José

Hospital de São José, em Lisboa Global Imagens

A avaria obrigou, este sábado, à transferência dos doentes do serviço de Observações para os claustros do Hospital de São José, em Lisboa.

Num comunicado enviado à TSF, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE (CHLC) esclarece que, «na sequência de uma avaria que afetou o ar condicionado na Urgência Polivalente do CHLC - Hospital de S. José, e perante o agravamento das condições atmosféricas, o Centro Hospitalar decidiu implementar o plano de contingência para estas situações, utilizando para isso um espaço alternativo nesta unidade hospitalar».

O gabinete de comunicação adiantou também que os doentes do Serviço de Observações foram transferidos para os claustros do hospital, «onde existem vários aparelhos de ar condicionado em funcionamento».

Na sexta-feira, a Direção Geral da Saúde (DGS) alertou que o país está muito próximo de ultrapassar as temperaturas máximas históricas e revelou que o calor já aumentou a procura das urgências hospitalares.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje os distritos de Lisboa e Setúbal em aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, por previsão de «persistência de valores elevados da temperatura máxima». O aviso vermelho vai manter-se ativo até às 21:00 de domingo.

Redação