Vida

Os burros foram os reis da festa (video)

Lusa Video

A aldeia de Carpinteiro, na Guarda, acolheu hoje um desfile de burros, promovido pelo sétimo ano consecutivo com o objetivo de incentivar a manutenção destes animais de uso doméstico que estão em vias de extinção.

O evento anual, organizado pela Associação Cultural e de Melhoramentos de Carpinteiro, contou com a participação de oito dos 15 animais existentes na aldeia, sendo que alguns puxavam carroças com motivos alusivos às tradições etnográficas locais.

Segundo João Paulo Santos, presidente da associação promotora da concentração, a coletividade pretendeu, uma vez mais, promover um dia de convívio entre os habitantes da aldeia e chamar a atenção para a necessidade de preservar os jericos, que são cada vez menos a nível nacional.

O responsável lembrou que até finais do século passado praticamente todas as casas das aldeias tinham um burro para uso nas lides agrícolas e domésticas, mas o cenário alterou-se com a mecanização da agricultura e utilização dos tratores.

Na localidade de Carpinteiro, os animais mantêm-se, e «praticamente todas as pessoas idosas têm um burrinho para fazerem a sua agricultura e para utilização no dia a dia».

Os residentes que possuem jericos confirmam que os animais são muito úteis nos trabalhos diários e acabam também por ser «uma companhia».