Educação

Bolseiros lançam abaixo assinado contra atrasos nos concursos

Global Imagens

Os concursos para a atribuição de bolsas de doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia deviam ter aberto há um mês. A Associação de Bolseiros de Investigação Científica vai lançar um abaixo assinado contra os atrasos.

O presidente da Associação de Bolseiros, André Janeco, em declarações à TSF, explicou que todos os prazos foram ultrapassados e que são pelo menos mil pessoas à espera, com a vida pendurada.

A Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) exigiu a semana passada a «abertura imediata» do concurso de bolsas de doutoramento de 2013 e a publicação dos resultados dos recursos do concurso de 2012. Agora a associação decidiu lançar um abaixo assinado.

A ABIC rconsidera que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) «não cumpriu com o compromisso assumido» perante a associação e «continua sem disponibilizar informação sobre quando serão divulgados os resultados dos recursos e quando irá abrir o concurso de 2013».

Segundo a ABIC, a FCT tinha prometido, em reunião realizada com a associação há duas semana, divulgar os resultados dos recursos na sexta-feira e lançar o concurso de 2013 esta semana, ainda que com um atraso de um mês.

«Esta situação coloca uma incerteza grave na vida dos investigadores científicos que desejavam candidatar-se a este concurso [de 2013] para poderem ingressar em doutoramentos nacionais ou internacionais», lamenta a ABIC.

A associação contesta ainda a «redução brutal» do número de bolsas atribuídas pela FCT, de 600, em 2012, cada uma no valor de até 90 mil euros, para 120, em 2013, no montante de até 50 mil euros.

Para a Associação de Bolseiros de Investigação Científica, trata-se de «uma situação inadmissível, numa altura em que o país continua a precisar de pessoas mais qualificadas e mais bem preparadas para o futuro».