Desporto

Recorde europeu de asa delta batido a partir de lançamento no Fundão

Gallo Quirico/Direitos Reservados

O recorde europeu de distância em asa delta foi batido esta semana num voo que partiu da rampa da Serra da Gardunha e terminou 324 quilómetros e oito horas depois em Ciudad Real (sul de Madrid)

O novo recordista é um estudante universitário espanhol, Blay Júnior, com 24 anos, que pratica asa delta desde os 15 anos.

No voo em que conseguiu bater o maior "recorde registado a nível europeu", percorreu uma distância de 370 quilómetros, segundo a Câmara do Fundão e a Federação de Portuguesa de Voo Livre.

O máximo conseguido anteriormente tinha sido de 324 quilómetros, também alcançados por um espanhol.

E a maior distância pessoal de Blay Júnior estava registada nos 321 quilómetros.

Outros voos de Blay Júnior:

[youtube:KmGGBg5ylrk]

Na terça-feira e, num voo que «começou de forma complicada» e sem deixar antever o feito, Blay Júnior partiu do Fundão e só aterrou em Almuradiel (Ciudad Real), a sul de Madrid.

[youtube:ptDtRr40Xas]

Tinham passado oito horas e 12 minutos.

«Quando comecei, pensei que era impossível fazer um voo muito longo. As condições térmicas e o vento estavam fracos e não permitiam alcançar grande altitude, nem velocidade. Não conseguia planar muito», contou Blay Júnior.

O novo recordista recorda que nas primeiras quatro horas de voo fez apenas 140 quilómetros e que, ao fim dos primeiros 80 quilómetros, na zona de Idanha-a-Nova, chegou a estar a menos de 70 metros de distância do solo.

Pensou em aterrar, mas conseguiu voltar a subir.

Passados 50 quilómetros já tinha alcançado 3.800 metros de altitude.

«Se conseguimos tudo isto num dia mau, imaginei o que não se poderá fazer num dia bom», concluiu o desportista, que não poupa elogios à Rampa Serra da Gardunha, recentemente requalificada.

Lusa