Após a onda de calor que trouxe temperaturas muito elevadas, o território do continente está agora a sentir uma corrente de Oeste que transporta ar mais húmido, o que explica a descida das temperaturas nos últimos dias.
Para o fim-de-semana, a tendência vai manter-se e, sobretudo junto ao litoral e na região Sul, as nuvens podem mesmo trazer alguma chuva.
A meteorogista Patrícia Gomes, do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou à TSF que é frequente esta mudança de cenário depois de uma onda de calor.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até ao final da manhã e para o final da tarde, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco, e aumento temporário de nebulosidade durante a tarde nas regiões norte e centro, em especial no interior, com ocorrência de aguaceiros e com condições favoráveis de trovoada.
Está também previsto vento fraco do quadrante oeste, soprando moderado no litoral a sul do Cabo de Sines em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais da região sul e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.
Na Madeira prevê-se céu pouco nublado e vento fraco e nos Açores céu com períodos de muito nublado.
Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 25 graus Celsius, Faro e Funchal 27, Porto e Ponta Delgada 23, Castelo Branco 32, Évora e Beja 31, Bragança 35, Vila Real 34 e Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 24.
No domingo o IPMA prevê uma nova subida das temperaturas.